Estudo da Orizon revela quais as principais queixas dos brasileiros relacionadas às doenças do coração

out

Cerca de 350 mil pessoas morrem por ano no país decorrente de doenças cardíacas Os eventos cardíacos que mais levam os brasileiros a procurarem atendimento médico são a Síndrome Coronariana Aguda (33,4% do total), a Doença Cardíaca Hipertensiva ou Crise Hipertensiva (29,4%) e a Insuficiência Cardíaca (15,7%). O levantamento foi feito pela Orizon – empresa líder em serviços para os segmentos de saúde, seguros e benefícios – em virtude do Dia Mundial do Coração, comemorado em 29 de setembro. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 350 mil pessoas morrem por ano no Brasil decorrente de doenças cardíacas.

O estudo mostra a evolução das consultas médicas relacionadas à cardiologia nos anos de 2011 e 2014. Foram analisados 6.609 beneficiários de planos de saúde que apresentaram queixas relacionadas ao coração em 2011 e 7.191 no ano de 2014. “Comparando os dois anos, percebemos que o ranking dos eventos mais frequentes não teve alteração, porém, Síndrome Coronariana Aguda sofreu uma redução de 9,3%, Doença Cardíaca Hipertensiva um aumento de 7,1% e Insuficiência Cardíaca aumentou 7,7% quando comparado ao ano de 2011”, explica um dos analistas de Inteligência em Saúde da Orizon, César Venâncio de Souza.

A Síndrome Coronariana Aguda é o estágio anterior ao infarto e está relacionada à baixa nutrição e oxigenação do músculo do coração, devido ao estreitamento das artérias que conduzem sangue ao órgão.

Os principais sintomas são fortes dores e desconforto na região do peito, conhecidos como angina. Já a Insuficiência Cardíaca é o estágio mais sério das doenças cardíacas. É quando o coração não consegue mais bombear sangue rico em oxigênio suficiente para o resto do corpo. Em ambos os diagnósticos, o tratamento em geral ocorre com medicamentos específicos, porém, em alguns casos intervenções cirúrgicas são necessárias.

A Orizon elabora Análises Mercadológicas e Estudos Farmoeconômicos que podem fundamentar avaliações e direcionamento de investimentos em prevenção. Os trabalhos da Orizon têm reconhecimento internacional da ISPOR (Intenational Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research), o maior fórum mundial fármaco-econômico do mundo.

Hoje, um em cada três usuários do sistema de saúde privado se beneficia com as soluções da Orizon. São mais de 18 milhões de pessoas, conectadas a 130 mil prestadores e a mais de 10.000 farmácias, efetuando uma média de 140 milhões de transações por ano. Além disso, são processados mais de 40 milhões de sinistros e contas médicas neste mesmo período, trazendo importante ganho operacional para os clientes.    Devido a esse grande volume de dados, a Orizon é capaz de gerar informações estratégicas para o mercado e assim auxiliar na tomada de decisão das empresas e agregar valor na gestão de saúde da população do país.