Gastos com o tratamento do câncer de próstata passam dos R$ 12 mil

nov

Estudo foi divulgado neste mês por conta da campanha mundial "Novembro Azul" de combate à doença

O gasto médio para o tratamento de câncer de próstata é de R$ 12.501,55, segundo levantamento concluído pela Orizon – empresa líder em serviços para os segmentos de saúde, seguros e benefícios. O trabalho contemplou o período de setembro de 2014 até setembro deste ano e analisou as contas de 1.738 usuários de planos de saúde que tiveram a doença neste período.

O estudo ainda constatou uma diferença significativa nos gastos em diversos estados. Por exemplo, no Ceará, os valores médios com o tratamento da doença foram de R$ 27.376,01, no Rio Grande do Sul de R$ 18.189,97, já no estado de São Paulo, a variação ficou bem próxima da média, em R$ 14.777,86. Em Minas Gerais e Santa Catarina, o tratamento médio do câncer de próstata foi de R$ 6.709,67 e R$ 5.959,17, respectivamente.

Os custos do tratamento com a doença são relativos às diárias hospitalares, medicamentos e dispositivos médicos implantáveis - DMI, procedimentos cirúrgicos ou materiais, que incluem operação para retirada da próstata, raspagem e tratamento quimioterápico.

O trabalho da Orizon também contemplou um levantamento com os estados que tiveram o maior número de doentes tratados. São Paulo liderou o ranking com 848 casos, seguido pela Bahia, com 361, e o Rio de Janeiro, com 151 casos. "Não necessariamente os 848 casos são de paulistas. Pode ser que alguns pacientes sejam de outra localidade, porém optaram por realizar o tratamento em São Paulo, em virtude da grande rede hospitalar existente", explica um dos analistas de Inteligência em Saúde da Orizon, César Venâncio de Souza, responsável pelo levantamento, juntamente com Barbara de Lima Pereira.

A Orizon elabora Análises Mercadológicas e Estudos Farmoeconômicos que podem fundamentar avaliações e direcionamento de investimentos em prevenção. Os trabalhos da Orizon têm reconhecimento internacional da ISPOR (Intenational Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research), o maior fórum mundial fármaco-econômico do mundo.

Hoje, um em cada três usuários do sistema de saúde privado se beneficia com as soluções da Orizon. São mais de 18 milhões de pessoas, conectadas a 130 mil prestadores e a mais de 10.000 farmácias, efetuando uma média de 140 milhões de transações por ano. Além disso, são processados mais de 40 milhões de sinistros e contas médicas neste mesmo período, trazendo importante ganho operacional para os clientes.