Novembro Azul: oito em cada dez vítimas de câncer de próstata têm entre 50 e 79 anos

nov

Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo são os estados de maior incidência

Homens entre 50 e 79 são as principais vítimas de Câncer de Próstata, com 80,84% do total, segundo estudo realizado pela Orizon – empresa líder em serviços para os segmentos de saúde, seguros e benefícios. Foram analisados dados de 2014 e 2015, em um universo de 18 milhões de portadores de planos de saúde. Um total de 3.905 casos da doença foram registrados neste período.

O Estado da Bahia foi o que apresentou o maior número de casos, com 15,87 beneficiários a cada 10 mil. Em seguida vem o Espírito Santo, com 8,72 para cada 10 mil. Seguidos por Rio Grande do Sul (6,51), Minas Gerais (6,43) e São Paulo (6,00).

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os brasileiros, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Este ano são estimados 61.200 novos casos da doença. As chances de cura aumentam em 90% quando a detecção é precoce, mas estudos comprovam que 87% dos homens admitem que o preconceito atrapalha na prevenção.

O estudo da Orizon constatou também que o tempo médio de internação dos pacientes no período analisado foi de cinco dias. “Dos 3.905 beneficiários analisados, 1.559 foram internados ao menos uma vez nos dois anos, representando 39,92% do total”, acrescenta a pesquisadora da Orizon, Silvia Drago.

Os trabalhos da Orizon têm reconhecimento internacional da ISPOR (Intenational Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research), o maior fórum mundial fármaco-econômico do mundo. Nas edições dos últimos três anos, a Orizon teve mais de 10 estudos apresentados. A companhia oferece consultoria em Economia da Saúde e estudos para empresas, com o objetivo de fundamentar avaliações e direcionamento de investimentos em prevenção.

Hoje, um em cada três usuários do sistema de saúde privado se beneficia com as soluções da Orizon. São mais de 18 milhões de pessoas, conectadas a 140 mil prestadores e a mais de 11.000 farmácias, efetuando uma média de 150 milhões de transações por ano. Além disso, são processados mais de 40 milhões de sinistros e contas médicas neste mesmo período, trazendo importante ganho operacional para os clientes.