Pacientes com Esclerose Múltipla ficam internados, em média, 18 dias, segundo levantamento da Orizon

ago

A Orizon – empresa líder em serviços para os segmentos de saúde, seguros e benefícios - finalizou estudo sobre a Esclerose Múltipla e concluiu que os remédios são os maiores gastos com o tratamento hospitalar para a doença, com 34%. Os procedimentos ambulatoriais e/ou cirúrgicos são 31%, seguidos pelas diárias com 14% e custos de materiais com 13%. O tempo médio de internação registrado em dois anos de pesquisa foi de 18 dias.

O estado com a maior incidência de hospitalização, segundo a base de dados da Orizon, foi São Paulo (54,63%). Em segundo lugar aparece o estado da Bahia (12,96%), seguido pelo Distrito Federal (5,03%). Já em relação aos custos hospitalares médios, em decorrência da doença, são mais elevados no estado do Amazonas. "Os gastos foram três vezes superiores do que o segundo colocado que foi o Rio de Janeiro. Bahia aparece em terceiro lugar", constata o pesquisador da Orizon, Bruno Luiz de Carvalho.

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune, onde as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares.Os pacientes são geralmente jovens, em especial mulheres entre 20 e 40 anos. Os sintomas mais comuns da doença são fadiga, alterações fonoaudiológicas, transtornos visuais, problemas de equilíbrio e coordenação, transtornos cognitivos e emocionais. O tratamento com remédios busca reduzir a atividade inflamatória e os surtos.

A Orizon elabora Análises Mercadológicas e Estudos Farmoeconômicos que podem fundamentar avaliações e direcionamento de investimentos em prevenção. Os trabalhos da Orizon têm reconhecimento internacional da ISPOR (International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research), o maior fórum mundial fármaco-econômico do mundo.

A Orizon trabalha há mais de 15 anos para simplificar o setor da saúde, gerando mais eficiência e resultados para os clientes através de suas soluções em: Transformação de Processos, Conectividade, Benefícios em Saúde e Inteligência em Saúde.

Hoje, um em cada três usuários do sistema de saúde privado se beneficia com as soluções da Orizon. São mais de 18 milhões de pessoas, conectadas a 140 mil prestadores e a mais de 10.000 farmácias, efetuando uma média de 150 milhões de transações por ano. Além disso, são processados mais de 40 milhões de sinistros e contas médicas neste mesmo período, trazendo importante ganho operacional para os clientes.